Sobre o Blog

O Tao, o Zen, Deus (as coisas sobre as quais mais vamos tratar neste espaço) é/são simples. É a maior simplicidade. É a mais pura ignorância (ignorância na forma que a conhecemos).
Com uma linguagem e um pensamento muito elaborado jamais o/os alcançaremos. Aliás, jamais os alcançaremos com a linguagem.
É a mais pura experiência. Inacessível ao ser humano enquanto a experiência passar/for filtrada pela linguagem.
Como os textos vão carregar um pensamento desenvolvido (ou seja, ignorante num sentido de cegar para a simplicidade), mesmo que a forma de escrita às vezes seja culta, as discussões que forem tratadas aqui não devem ser entendidas como iluminações do autor (mas podem ser também).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Renúncia ensinada pelo Irmão Jesus

"Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por
amor de mim, esse a salvará. " (São Lucas, cap. 9, versículo 24)

Pois, que aproveita ao homem
ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo? (São Lucas, cap. 0, versículo 25)

Claro que a bíblia tem várias formas de interpretação, e todas as formas são corretas.
Eu interpreitei essa forma do seguinte modo:

Quando o Mestre Jesus fala "salvar a sua vida" e "perder sua vida", está dizendo sob o ponto de vista dos homens. Como fazemos para salvar nossas vidas? Pensamos muito em acumular posses, consolidar uma carreira profissional, garantir o futuro para sempre termos objetos de desejos para nos satisfazer os cinco sentidos, quer dizer, nos encher de ilusões; consequentemente, desviarmos do caminho reto, que é a realização espiritual (salvação, iluminação, união com o Eu Superior...).

E logo em seguida ele fala que quem assim o fizer, perderá a vida.
Mas por que vai perder a vida quem renegar os prazeres?
Bom, primeiramente, os prazeres ditos aqui são os prazeres dos sentidos, portanto ilusórios, já que em nada satisfazem plenamente.
E, como nos ensinou Krishna no Bhagavad-Gita, devemos sair da Roda das Reencarnações. E a única forma de fazermos isso é alcançando a união com o Eu Superior, a unidade D'Eus.
Essa união, porém, só é possível quando estamos em um corpo denso (dito corpo material).
Portanto, disso conclui-se que vivemos "no mundo de Terra" para alcançarmos a iluminação!
Ou seja, o objetivo da vida é caminharmos para que não precisemos mais viver!
E, claro, isso é alcançado depois de muitas vidas! E o que fizera nessa vida, quando da morte, não se perde; quer dizer, na "próxima vida" não se começa da "estaca zero" . (claro que não sei como isso funciona, mas sei que essa seria uma boa tradução para nossa mentalidade).

Conclusão: quando não seguimos o caminho reto, quando não nos direcionamos para essa finalidade de unirmo-nos com o Todo, estamos "perdendo a vida" pois a estamos disperdiçando!

Nenhum comentário: