Sobre o Blog

O Tao, o Zen, Deus (as coisas sobre as quais mais vamos tratar neste espaço) é/são simples. É a maior simplicidade. É a mais pura ignorância (ignorância na forma que a conhecemos).
Com uma linguagem e um pensamento muito elaborado jamais o/os alcançaremos. Aliás, jamais os alcançaremos com a linguagem.
É a mais pura experiência. Inacessível ao ser humano enquanto a experiência passar/for filtrada pela linguagem.
Como os textos vão carregar um pensamento desenvolvido (ou seja, ignorante num sentido de cegar para a simplicidade), mesmo que a forma de escrita às vezes seja culta, as discussões que forem tratadas aqui não devem ser entendidas como iluminações do autor (mas podem ser também).

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Várias religiões, vários caminhos, um só fim.

Há várias formas de se religar ao Divino, a Deus, de estabelecer a união entre o Eu pessoal e a Consciência Divina, ao Eu Superior, ao Cristo interior.
Todos essas caminhos levam a um lugar comum: ao estado Crístico, ao Budha, ao Nirvana, ao Eu Sou.
Disse Krishna, no Baghavad-Gita, capítulo IV parágrafo 1:
"Já na mais remota antiguidade dei esta doutrina da união com o Eu Divino a Vivasvat (a Mente Divia no princípio do mundo)"
No parágrafo 4 do mesmo capítulo, Arjuna questiona Krishna de como ele ensinara Vivasvat se nasceu há poucas décadas.
Segue nos capítulos 5 e 6 a explicação de Krishna:
"Muitos forma já os meus nascimentos, e muitos também foram os teus, oh Arjuna. Eu sou consciente deles todos, mas tu não o és.
Escuta ese mistério. Eu sou superior a nascimento; sou inato e eterno, sou o Senhor de todas as criaturas, pois tudo emana de Mim: mas também nasço, gerado por meu próprio poder."

Segundo São João, capitulo VIII, versículos 57 e 58:
"Disseram-lhe os Judeus: 'Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?'. Disse-lhe Jesus: "Em verdade, vos digo que, antes que Abraão fosse feito, Eu Sou".
Krishna falava de uma Verdade.
Jesus falou da Verdade.
Ambos afirmam a liberdação através da Verdade.
Será que uma religião é melhor que a outra?
Me parecem bem semelhantes...
Quem são os mentores das várias religiões? Será que eles combinam?
Fala-se num grupo de mestres ascendidos denominado Fraternidade Branca, donde vêm os Grandes Professores.
Enfim.. discutir isso é de uma sabedoria questionável. Ou se aceita, ou não se pensa nisso.
Sábio é receber os ensinamentos desses Grandes Mestres de coração aberto; e com eles não ficar apenas no campo dos prazeres intelecutais.
O caminho é a Verdade!
A navegação se faz pelas Escrituras
E o fim eu não conheço porque ainda não cheguei lá; mas dizem que é a Liberdade.
Boa Viagem!

2 comentários:

Anônimo disse...

O capítulo VII de São João termina no versículo 53.

Breno Volpini disse...

Desculpa, amigo...
a referência correta é capítulo VIII com um "I" a mais.
Errei na hora de digitar, mas já corrigi!

Muito bem observado!
Esteja em paz!
Abraços!