Sobre o Blog

O Tao, o Zen, Deus (as coisas sobre as quais mais vamos tratar neste espaço) é/são simples. É a maior simplicidade. É a mais pura ignorância (ignorância na forma que a conhecemos).
Com uma linguagem e um pensamento muito elaborado jamais o/os alcançaremos. Aliás, jamais os alcançaremos com a linguagem.
É a mais pura experiência. Inacessível ao ser humano enquanto a experiência passar/for filtrada pela linguagem.
Como os textos vão carregar um pensamento desenvolvido (ou seja, ignorante num sentido de cegar para a simplicidade), mesmo que a forma de escrita às vezes seja culta, as discussões que forem tratadas aqui não devem ser entendidas como iluminações do autor (mas podem ser também).

segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Dono da Verdade

 Vejo muitos questionamentos entrea pessoas nos meios acadêmicos e religiosos como "você agora é o dono da verdade?".
 Acho que sim: Tu és o dono da tua verdade!

Eu sou o dono da minha verdade.
Isso pode dar interpretação a um entendimento: então você nega tudo o que te falam e se fecha no seu mundo; acredita nas coisas que você pensa e vê.
 Realmente, dá margem para esse tipo de pensamento. Pensamento esse que, inclusive, é uma forma de experiência e visão do mundo, por isso devemos [fazer o máximo esforço para] respeitá-lo.
A forma a ser lida, porém, passa longe da alusão ao "visor de burro".
 Ser o dono da própria verdade significa que se pode estar aberto a ouvir as crenças e falas alheias, mesmo quando você acha que o autor teria mais sucesso com o silêncio; que se pode conhecer as diversas formas de entendimento sobre o mundo visível e invisível ao corpo. Pode-se aceitá-las ou não, e o critério quem cria é você! E pode ser critérios diferentes para coisas diferentes, para que tanto rigor? Pode ter discernimento, análise, enfim....
 "Você aceita as coisas que lhe fizerem sentido"

Um comentário:

Tássio Ventorin disse...

"Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e o sol e o luar,
Então acredito nele,
Então acredito nele a toda hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos."