Acho que se houve sincretismo não foi à toa!
Por que não considerar que os Santos na Terra foram Avatares das divindades?
Li num livro escrito por um Pai de Santo uma vez que tudo o que foi feito em relação aos Orixás, teve permissão dos mesmos. E tudo o que foi feito de forma "errada", não teve sucesso.
Quer dizer, de alguma forma, isso que se chama "sincretismo" pode na verdade ter outro nome.
A Terra é uma só! Espiritualmente e energeticamente, ela não tem país nem fronteiras. As divindades e os espíritos que olham por um povo, olham por todos os povos. Orixás e Santos não preferem um povo de uma determinada região em detrimento de outros.
Talvez pode haver uma atenção maior de uma divindade aos povos que fazem cultos a ela. Mas não acho que ela vá ignorar os outros povos; ou, muito menos, prejudicá-los.
Quando se fala Santos Católicos, penso eu que haja um certo equíovoc, pois os Santos não são propriedade de uma ou outra religião. Pode-se dizer Santos cultuados pelos Católicos, pela Igreja Católica.
Creio que exista uma comunicação entre as divindades.
.
Esse é um assunto que tem muito ainda para ser compreendido e elaborado.
Sobre o Blog
O Tao, o Zen, Deus (as coisas sobre as quais mais vamos tratar neste espaço) é/são simples. É a maior simplicidade. É a mais pura ignorância (ignorância na forma que a conhecemos).
Com uma linguagem e um pensamento muito elaborado jamais o/os alcançaremos. Aliás, jamais os alcançaremos com a linguagem.
É a mais pura experiência. Inacessível ao ser humano enquanto a experiência passar/for filtrada pela linguagem.
Como os textos vão carregar um pensamento desenvolvido (ou seja, ignorante num sentido de cegar para a simplicidade), mesmo que a forma de escrita às vezes seja culta, as discussões que forem tratadas aqui não devem ser entendidas como iluminações do autor (mas podem ser também).
Nenhum comentário:
Postar um comentário