Sobre o Blog

O Tao, o Zen, Deus (as coisas sobre as quais mais vamos tratar neste espaço) é/são simples. É a maior simplicidade. É a mais pura ignorância (ignorância na forma que a conhecemos).
Com uma linguagem e um pensamento muito elaborado jamais o/os alcançaremos. Aliás, jamais os alcançaremos com a linguagem.
É a mais pura experiência. Inacessível ao ser humano enquanto a experiência passar/for filtrada pela linguagem.
Como os textos vão carregar um pensamento desenvolvido (ou seja, ignorante num sentido de cegar para a simplicidade), mesmo que a forma de escrita às vezes seja culta, as discussões que forem tratadas aqui não devem ser entendidas como iluminações do autor (mas podem ser também).

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alterius Non sit, qui suus esse potest. Não sejas dependente de outros se puderes ser teu próprio mestre. (Paracelsus)

Um grande amigo meu, numa de nossas conversas de madrugada, me disse:
"Se o universo é infinito, então, onde é o centro?"
Nós dois respondemos juntos: "Qualquer lugar". Era isso o que ele queria dizer.
Uma grande mulher uma vez me respondeu, quando eu fiz a mesma pergunta para ela: "Lugar Nenhum".
As duas respostas são contraditórias, mas, são a mesma resposta. O significado das respostas diferentes é o mesmo. Se tentassemos entender isso com a lógica, faríamos uma dissertação de mestrado, inventaríamos várias categorias e novos conceitos inúteis, até forçar o paradoxo (que são essas respostas diferentes mas iguais) a se adequar à algum sentido.
Mas isso não me interessa. Isso é muito lento, desgastante e inútil.
As palavras podem ser encadeadas de maneiras infinitas, pode se discutir e discurssar por toda uma eternidade. Mas a vida, a única coisa que de fato importa, essa passa.
De fato, Deus não se importa se fazemos críticas ou elogios a ele. Porque se assim fosse, ele responderia em letras de fogo riscadas no céu para que todos lessem.
E eis aí um grande problema: Em que lingua ele escreveria?
Uma vez tinha um mosquito no box quando eu ia tomar banho, e eu não queria matá-lo. Tentei tira-lo do box mas o idiota não entendia o que eu lhe ordenava. E essa é a resposta. Ele é um mosquito, eu sou um humano. Ele voa, eu falo. São adaptações diferentes, formas de vida diferentes.
A resposta é: Deus fala no "coração" de cada ser. Ele é o Ser de cada Ser.
A Baghavad Gita, um texto sagrado do Hinduísmo, diz exatamente:
Capitulo 18 - 61
"O Supremo Senhor Deus
Reside no coração
E dirige cada passo
De todos os seres vivos,
Que estão como em uma máquina
Movida pela energia
Da matéria natural."

2 comentários:

Boca grande disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Boca grande disse...

Fiquei pasmo com a possibilidade de eu ser um "mosquito" que voa e não entender o que Deus diz. Mas ultimamente tb tenho pensado assim... Que se Deus existe, tudo o q falamos dele talvez não corresponda em nada ao que ele é e ao que ele quer. Ou corresponda em tudo, o que tb no fim das contas tb num quer dizer nada. O que eu acho mais improvável é que apenas algumas coisas que se diz Dele sejam verdade e outras não. Porq aí o bixo pega.

Agora me diz, o mosquito no fim das contas voou pra fora ou você perdeu a paciência e desceu o sarrafo nele?

E Deus? *Medo*
XD